Pulseira Náutica
A profissão de marinheiro nunca foi fácil. Foi associado a muitos sacrifícios, dificuldades da vida cotidiana, bem como doenças, muitas vezes falta de comida e punições severas, mesmo para ofensas menores. O tempo avança e com ele o progresso da civilização. Hoje em dia, os marítimos não precisam mais suportar condições desumanas de trabalho, mas uma coisa permanece a mesma. Saudade da família, dos entes queridos e do lar durante as longas e distantes viagens marítimas ao redor do mundo.
Muitas lendas, símbolos, canções e filmes foram criados sobre esta difícil e apreciada profissão nos dias de hoje. Uma das lendas diz que os marinheiros usavam pulseiras especiais que lhes davam sorte e uma sensação de segurança. Dadas como presente para um ente querido, elas deveriam se assemelhar a maridos amorosos partindo em viagens distantes e perigosas. Pulseiras, trançadas à mão, eram um presente frequente para um ente querido após o retorno ao porto. Às vezes, é dito que esses bravos viajantes usavam essas pulseiras para enxugar o suor de suas testas ou as amarravam como presentes de boa sorte para seus entes queridos.
Descrevendo a bela pulseira náutica feita à mão de hoje, é impossível omitir o simbolismo desta joia pessoal:
- O nó: um símbolo de carinho, amor e amizade, proteção da vida e da imortalidade, os marinheiros acreditavam que os manteria seguros no mar. A pulseira de nó era um amuleto de boa sorte para eles.
- A âncora: um símbolo de esperança, confiança, segurança; inflexibilidade; paciência, paz e fidelidade.
Dê a si mesmo uma sensação de segurança ou dê amor a um ente querido com joias de pulseira náutica.