A história da origem do feriado do dia da mulher
O Dia da Mulher, ou Dia Internacional da Mulher, é um feriado celebrado no dia 8 de março, que visa comemorar a luta das mulheres pela igualdade e relembrá-las de seu papel social, político e econômico na sociedade. A história deste feriado remonta ao final do século XIX e está associada à luta das mulheres pelo direito ao voto e pela igualdade.
Em 1908, foi realizada a primeira manifestação nos Estados Unidos para protestar contra as desigualdades de gênero e exigir o direito de voto para as mulheres. Um ano depois, em 28 de fevereiro de 1909, foi realizado em Nova York o primeiro Dia Internacional da Mulher, organizado pelo Partido Social Democrata da América. Neste comício, foi o direito ao trabalho, educação e voto para as mulheres.
Nos anos seguintes, em vários países da Europa e América do Norte, outras manifestações e comícios foram organizados, nos quais os direitos da mulher foram postulados e seu papel na sociedade foi lembrado. Em 1910, em uma conferência internacional em Copenhague, decidiu-se instituir o Dia Internacional da Mulher, que seria comemorado anualmente em 8 de março.
Em 1917, na Rússia, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado como o dia da greve das mulheres. Nesse dia, as mulheres saíram às ruas de São Petersburgo, exigindo melhores condições de trabalho e direito de voto. Esta greve contribuiu para a eclosão da Revolução de Outubro.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Dia da Mulher tornou-se feriado em muitos países da Europa Oriental e, em 1975, foi reconhecido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.
Hoje, o Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo. Manifestações, conferências, exposições e outros eventos são organizados em vários países para relembrar as mulheres da luta pela igualdade e apelar a mais mudanças para melhorar a situação das mulheres na sociedade.
Vale ressaltar que apesar dos avanços na luta pela igualdade, muitas mulheres no mundo ainda lutam contra a discriminação, violência e tratamento desigual no ambiente de trabalho ou na vida privada. É por isso que o Dia da Mulher nos lembra que a luta pela igualdade e tratamento digno.
Veja nossos produtos para mulheres aqui